Cadastre seu e-mail GRATIS e receba todas as novidades sobre
Inscrições – Sisutec 2013 :
E-mail:

Inscrições – Sisutec 2013

Confira tudo sobre o Sisu tec 2013

Tudo a respeito do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, o Sisutec.

Sisutec irá ofertar 239,7 mil vagas gratuitas em cursos técnicos de todo o Brasil.
Podem participar indivíduos que fizeram a prova do Enem ano passado. Inscrições abrem a partir desta terça-feira (6) e vão até o dia 12.

Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec), que foi oficialmente lançado nesta segunda-feira (5) pelo Ministério da Educação, disponibilizará 239.792 vagas gratuitas para cursos técnicos e profissionalizantes no segundo semestre deste ano. Participam do programam 586 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, instituições do Sistema S de ensino, escolas técnicas das redes estaduais e universidades. As inscrições, que começam nesta terça-feira (6) e vão até o dia 12 deste mês, devem ser feitas no site próprio oficial do MEC.

Poderão  participar do Sisutec alunos que realizaram a edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Das vagas disponíveis, 85% estão reservadas para alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou particulares desde que sendo bolsistas integrais.

Ao cadastrar-se, cada candidato poderá escolher até dois cursos no sistema.

Site de inscrição do Sisutec: sisutec.mec.gov.br (dentro do portal do Mec)

Datas referentes ao Sisutec 2013:
Início das inscrições: 06/08
Final das inscrições: 12/08 (às 23h59)
Primeira chamada: 14/08
Matrícula (1ª chamada): 15 e 16/08
Segunda chamada: 19/08
Matrícula (2ª chamada): 20/08

No dia 14 de agosto o MEC divulgará os candidatos aprovados na primeira chamada do sisutec. Esses primeiros aprovados deverão fazer  a matrícula nos dias 15 e 16 do mesmo mês. Os aprovados em segunda chamada serão divulgados no dia 19, e a matrícula no dia 20. As aulas iniciam entre 22 de agosto e 21 de outubro, e os cursos irão ter duração de um a dois anos.

As áreas que têm maior quantidade de cursos oferecidos são as seguintes:  Tecnologia da Informação, Saúde, Indústria e Turismo. Ainda não se sabe quanto o governo federal irá desenbolsar com o programa, mas o ministro Mercadante estima que será “menos do que com os alunos no Pronatec”.
Cotas sociais e cotas de raça - A seleção para cursos técnicos adotará cotas de acordo com raça, renda familiar e rede frequentada no ensino médio. De acordo com o MEC, 85% de todas as vagas oferecidas na próxima edição do Sisutec serão reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública ou na rede particular com bolsa integral.

 

Share on Facebook
CURTA e receba em seu facebook tudo sobre Inscrições – Sisutec 2013 , além de APOSTILAS GRÁTIS.

Deixar um comentário

CURTA E RECEBA GRATUITAMENTE APOSTILAS E NOVIDADES SOBRE O ENEM NO SEU FACEBOOK.

Novidades também no seu e-mail.

Coloque aqui o seu endereço de e-mail e receba nele apostilas e notícias do Enem.: